8 Motivos para você registrar sua marca

Pense na seguinte situação: você é um empreendedor e tem uma ideia brilhante para o nome e logomarca da sua empresa. Rapidamente você confecciona toda a identidade visual como cartões de visita, banners, luminoso, placas. Sua loja está aberta e você esqueceu de um detalhe: registrar a marca. Ao contratar o profissional especialista no assunto você descobre que a sua marca já existe, essa marca é a propriedade de marca de outra pessoa. Então você terá que mudar a identidade de sua empresa. Esse é um caso hipotético, mas que muitas vezes acontece quando o empresário não se preocupa com o registro de sua marca.

A importância do registro de marcas

O registro de marcas é o documento de identidade do seu negócio. A marca é responsável por fazer o consumidor relacionar as características principais com seu produto ou serviço no mercado. Registrar significa proteger um patrimônio que não tem valor, afinal, quanto vale a sua marca? Não tem preço, e por isso é tão importante fazer isso imediatamente.
Quando a empresa já possui o registro e é feito o acompanhamento, a marca se torna exclusiva na sua categoria, livrando-se de possíveis copiadores e ganhando espaço no mercado. A marca registrada garante ao seu proprietário o direito de uso exclusivo em todo o território nacional, em seu ramo de atividade econômica.
Se somente essas informações já não convencem os empresários a optar pelo registro, a CM Marcas separou uma lista de outros 10 motivos pelos quais você deve garantir a marca.

8 razões para registrar a marca

1.) Somente uma marca registrada pode ser vendida, licenciada ou franqueada e gerar receita: Para realizar algum tipo de comercialização da empresa, de maneira legal, como é o caso das franquias, é obrigatório o registro junto ao INPI. Peça a um profissional que faça a consulta de marca.
2.) Uma marca registrada pode ser contabilizada e usada como garantia em operações financeiras: Apesar de uma marca não ter um “preço”, ela pode ser usada para operações financeiras, se for uma marca com grande valor e abrangência no mercado.
3.) Direito de notificar e impedir o uso da sua marca por terceiros: Com a marca registrada, é possível acompanhar e verificar se outras pessoas estão fazendo uso dela. No caso de uso indevido, você pode obter na justiça a interrupção e uma possível indenização.
4.) 
Garante o uso em objetos de divulgação sem riscos: Registrar permite que você divulgue seus materiais em redes sociais, TVs, revistas, rádio, jornais, sem ter qualquer problema, evitando perda de investimento.
5.) Garante um ativo que pode ser alto no futuro, uma propriedade: Mesmo sem valor comercial tangível, a marca pode valer muito no futuro, dependendo do trabalho que for vinculado a ela, possibilitando que você lucre em uma possível venda, somente pelo “nome” que carrega.
6.) 
Fideliza clientes: Uma marca é o que fica na cabeça do consumidor ao pensar em um produto ou serviço. Por isso, investir em registro significa valorizar e dar credibilidade para sua empresa ser uma referência no mercado.
7.) Cria identidade visual: A marca é um sinal distintivo, com o propósito de identificar produtos e serviços, criando uma identidade forte de conceito e visualmente também.
8.) Evita que se crie confusão entre concorrentes: Facilita com que os seus clientes identifiquem a origem dos seus produtos ou serviços diante da concorrência.

O registro de marca é um investimento no futuro da sua empresa

Investir em um registro de marcas é pensar com uma visão de empreendedor e enxergar as inúmeras possibilidades que vão surgir no caminho, bem como se livrar de futuros problemas. Por isso, registrar é pensar no futuro da sua empresa e no quanto você pode ganhar com isso. O órgão INPI é público, e qualquer pessoa tem acesso a ele. No entanto, procurar o profissional adequado para isso também é garantir respaldo e solução de conflitos.
O profissional especializado para registrar sua marca irá, além de fazer o serviço de registro, também fará todas as pesquisas para evitar que você tente registrar um nome e logomarca que já existem. Ele também é responsável por acompanhar semanalmente este nome que está sendo pleiteado, e ficará atento para proteger a marca e evitar que outras empresas tentem usá-la.


Espero que ao final desta leitura você, empreendedor(a), tenha entendido que não importa o porte ou tamanho da sua empresa…se é pequena, média ou grande. Faça o registro da sua marca! Hoje a marca pode estar livre para uso. Amanhã pode ser que não.

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